sábado, 7 de abril de 2012

SECRET#39 AI PÁSCOA PÁSCOA...

NÃO GOSTO da Páscoa. Peço desculpa aos mais sensíveis mas é que não gosto mesmo. Irrita-me, pronto. E eu posso-me irritar com o que bem me apetecer, não posso? Primeiro, porque deprime-me a história deste dia. Depois, porque odeio amêndoas. Só as de chocolate branco é que escapam. E mal. Depois acho ridículo o dia de jejum. Em toda a minha existência acho que nunca cumpri essa tradiçãozita. E se cumpri, o mais perto que posso ter chegado áquela ideia do "hoje só se come peixe", foi a comer o belo do arroz com atum. [coff coff] Muito sinceramente, acho que este dia é só mais um pretexto que os portugueses têm para juntar as pessoas à mesa e gastar dinheiro em coisas fúteis. E ainda me vêm falar em crise. A família não precisa de dias como este para se juntar à mesa, rir, brincar, contar histórias e celebrar o amor. A família pode estar junta todos os dias, sem esperar pela Páscoa ou pelo Natal para que isso aconteça. E isso enerva-me, o facto de muitas famílias fingirem ao longo do ano o que são e o que fazem e pôr tudo de lado no dia de Páscoa para juntos poderem celebrar. Já nem falo no típico "beijar o Senhor". Se ao longo do ano não faço nadinha para provar que sou Religiosa, porque é que o hei-de fazer um dia por ano? Eu já decidi: este ano não o vou fazer.
Ao longo do ano admito que cometo muitos pecados. Errar é humano. E isso serve para eu aprender a não voltar a errar. Por isso, santa paciência, mas não é por comer o belo naco de carne na sexta-feira santa ou por não beijar o Senhor no Domingo de Páscoa que estou a pecar ou que sou mais ou menos crente. Cada um tem as suas crenças. Eu sei aquilo em que acredito. E não preciso de o provar a ninguém.

Ainda assim, a todos os meus leitores, uma excelente Páscoa! Já que é tradição chafurdar em doces e em cabrito ou em leitão, toca a meter o nariz em tudo aquilo a que temos direito. Lá nisso, também concordo: há tradições que nunca devem ser quebradas.

keep the secret, D.M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário