quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SECRET#73 LITERACIA?

Há quem adore ler. Eu adoro escrever. E adoro ler aquilo que escrevo. Sim, também leio livros, notícias, reportagens e afins, mas escrever dá-me um gozo tremendo. Acho que nasci com o objectivo de escrever um livro e não hei-de morrer sem o fazer. Sou das palavras. Das letras. Sou daquelas que não tolera más construções frásicas e tampouco suporta erros ortográficos. Sou daquelas que no Secundário fugiu aos números da Matemática e correu atrás das palavras da Literatura Portuguesa. Escrever faz-me sentir bem. É aquela sensação de pegar num lápis e contar histórias. Remeter-me para locais que eu mesma nunca estive, com pessoas que nunca conheci. É imaginar. É contar as minhas próprias histórias de vida de uma maneira dramática, típica de quem escreve. Revolta-me que hoje em dia qualquer pessoa possa escrever um livro. Um livro é muito mais do que dicas de moda, receitas para encontros românticos correrem pelo melhor ou como arranjar um namorado em sete dias. Um livro é muito mais do que isto. Mas o mais triste, é o facto de que estes mesmos livros têm leitores suficiente para conseguir pô-los nos top's das livrarias num abrir e fechar de olhos. Não critico quem os escreva nem quem os leia. Mas quem sente a escrita e admira a Literatura Portuguesa tanto como eu, fica desolada com as voltas que este mundo dá. Eu cresci e vivi a minha adolescência na geração Morangos com Açúcar e, de facto, começo a perceber que hoje tudo é feito e pensado com base nela. Para onde caminha a literacia portuguesa? 

keep the secret, D.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário